A Importância da Hidratação para o Bem-Estar

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Você tem o costume de beber água ao longo do dia? Acha difícil atingir o mínimo necessário? Vem com a gente neste artigo que vamos te ajudar!

Manter-se hidratado é fundamental para a saúde e o bem-estar do nosso corpo. Mais de 60% do corpo de um ser humano adulto é composto de água e ela desempenha um papel crucial em diversas funções fisiológicas: ajudando na regulação da temperatura, na absorção de nutrientes e na eliminação de toxinas do corpo.

A hidratação adequada é essencial para o bom funcionamento dos órgãos, músculos e articulações. Além disso, contribui para a saúde da pele, cabelos e unhas, promovendo uma aparência mais vibrante e saudável.

Ao longo do dia, perdemos água através do suor, da urina e até mesmo da respiração! Por isso, repor essa perda é vital para prevenir a desidratação, que pode levar a sintomas como fadiga, tontura e até mesmo comprometer o funcionamento cognitivo. 😱 Em especial, durante atividades físicas e em climas quentes, a necessidade de hidratação aumenta significativamente, então fique esperto!

Quem nunca ouviu falar que precisamos tomar pelo menos dois litros de água por dia? Mas será que essa quantidade é adequada para todo mundo?

Para saber o quanto de água você precisa beber ao longo do dia, basta calcular o seu peso x 35 mL – isso dará a média diária da sua necessidade!

Exemplo: Uma pessoa de 70 Kg.
70 Kg x 35 mL = 2.450 mL por dia – ou seja, 2 litros e meio praticamente.

Mas mesmo tendo essa conta em mãos para te nortear, lembre-se que se você estiver em um ambiente muito quente, fazendo atividade física, transpirando demais, você precisará tomar mais água.

Um bom indicador é a cor do nosso xixi! O ideal é que seja amarelo-claro. Se a urina estiver amarelo-escura e com odor forte, é sinal de que precisa aumentar a quantidade da sua água.

Veja abaixo algumas dicas de como garantir ou até mesmo aumentar o seu consumo de água:

  • Tenha sempre em mãos uma garrafinha. Não espere a sede chegar para beber água;
  • Coloque despertadores/alarmes para te lembrar a cada hora de dar uma golada na sua garrafa;
  • Se você tem dificuldade pois acha que “água tem gosto ruim”, uma dica é tentar consumir ela bem gelada. Isso ajuda a enganar nosso paladar. Ou então saborize sua água com frutas, ervas e especiarias (morango, limão, hortelã, gengibre, canela em pau – existe uma infinidade de opções aqui);
  • A água com gás pode entrar nessa somatória do seu dia. Mas atenção: água tônica não é água!
  • Chás sem adoçar também podem ser contabilizados e ainda contam com os benefícios de cada erva, seja antioxidante, estimulante ou calmante;

Beber água regularmente é uma prática simples e acessível que promove a vitalidade e a manutenção da saúde, promovendo o bom funcionamento do corpo e contribuindo para uma vida plena.

Desenvolvido por:
Equilibrium Latam consultoria de saúde e nutrição

REFERÊNCIAS:
1. ARMSTRONG, S. C.M. MARESH, J. W. CASTELLANI, M.F. BERGERON, and R.W. KENEFICK. Urinary indices of hydration status. International Journal of Sports Nutrition 4:265-279, 1994.

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