Chocolate: Muito além da guloseima

chocolate-183543_1280

Quem não ama um bom pedaço de chocolate? Seja ao leite, amargo ou branco, cada tipo tem seus traços e sabores únicos, mas uma coisa todos eles têm em comum: são produzidos a partir de um fruto – o cacau.

Você sabe as diferenças entre os tipos de chocolate?

O chocolate ao leite é o queridinho de muitos. Ele combina as sementes e a gordura do cacau, leite e açúcar, o que resulta no sabor doce e na textura cremosa tão amada.

Quanto mais sementes de cacau e menos leite o chocolate tiver, mais intenso ele será. A partir de 40% de cacau na composição, já podemos considerar um chocolate meio amargo, mas para ser um chocolate amargo é preciso de ao menos 70% de cacau no chocolate.

Por outro lado, o chocolate branco não leva sementes de cacau, apenas a gordura dele (também conhecida como manteiga de cacau). É por esse motivo que ele não tem a cor e o sabor característicos dos outros chocolates, e é aqui que nasce aquela famosa discussão: chocolate branco é ou não chocolate?

Benefícios para a saúde

Além de delicioso, o chocolate pode trazer diversos benefícios para a saúde. As sementes do cacau são ricas em antioxidantes, substâncias que protegem o nosso corpo contra alguns danos que podem levar ao envelhecimento e doenças. Elas também possuem triptofano, flavonoides e polifenóis, nutrientes que ajudam a manter órgãos como coração, cérebro e intestino fortes e saudáveis.

Quanto mais amargo o chocolate, maior será a quantidade de cacau e de nutrientes. Então sim, a recomendação de comer chocolate amargo é verdadeira.

E os outros chocolates? Eles possuem um teor menor de sementes de cacau e maior de açúcares e gorduras, o que significa que a quantidade de nutrientes deles é bem menor e que precisamos tomar cuidado para não comer em excesso.

É verdade que chocolate causa acne?

Muitos acreditam que o chocolate é um vilão quando o assunto é acne, mas a verdade é um pouco mais complexa. A acne é uma condição multifatorial e pode ser influenciada pelo estilo de vida, como alimentação, estresse, hidratação e até higiene da pele.

Ainda não podemos dizer que o chocolate por si só cause acne, mas aqueles com bastante leite e açúcar podem piorar a acne em algumas pessoas, como naquelas mais sensíveis a esses ingredientes.

Algumas pessoas também podem ter reações ao chocolate amargo, principalmente em grandes quantidades. O importante é observar como seu corpo reage e ajustar o consumo conforme necessário.

Chocolate vs TPM

ara muitas mulheres, o chocolate é um alívio durante a TPM. E isso não é apenas uma impressão: algumas pesquisas científicas indicam que o chocolate, especialmente o rico em cacau, pode ajudar a melhorar o humor e reduzir a ansiedade.

Por outro lado, chocolates mais adocicados e agradáveis ao paladar estimulam sensações de prazer e felicidade, o que pode ajudar a lidar melhor com esse período mais sensível.

Como manter o chocolate de maneira equilibrada na alimentação?

Já sabemos que o chocolate amargo é o que tem mais benefícios para a saúde, mas isso não significa que os chocolates ao leite e branco devem ficar de fora da alimentação.

Um bom momento para comer o chocolate é depois de fazer uma refeição ou lanche, com calma e tranquilidade, assim você já terá saciado a sua fome e conseguirá apreciar melhor essa delícia!

O chocolate também pode estar presente antes ou depois de praticar uma atividade física, um ótimo momento para aproveitar a energia que ele traz.

E quando for preparar bebidas e receitas, prefira o cacau em pó no lugar dos achocolatados, que são ricos em açúcar. Se precisar ajustar o sabor, você pode usar menos cacau ou adicionar uma pequena quantidade de açúcar ou adoçante.

E que tal explorar combinações de sabores? Você pode picar o Chocolate 70% Cacau da Fit Food e adicionar a um mix de frutas e castanhas ou a um iogurte com aveia. Experimente também acompanhar o cafezinho da tarde com, por exemplo, o Newafer Piraquê sabor chocolate ou brigadeiro.

Assim como os demais alimentos, o chocolate também consegue estar presente em uma alimentação saudável e equilibrada.

Desenvolvido por:
Equilibrium Latam consultoria de saúde e nutrição

REFERÊNCIAS

  1. Conforti C, Agozzino M, Emendato G, et al. Acne and diet: a review. Int J Dermatol. 2022;61(8):930-934. doi:10.1111/ijd.15862.
  2. Fideles SOM, Ortiz AC, Reis CHB, Buchaim DV, Buchaim RL. Biological Properties and Antimicrobial Potential of Cocoa and Its Effects on Systemic and Oral Health. Nutrients. 2023;15(18):3927. Published 2023 Sep 10. doi:10.3390/nu15183927.
  3. Melo TS, Pires TC, Engelmann JVP, Monteiro ALO, Maciel LF, Bispo EDS. Evaluation of the content of bioactive compounds in cocoa beans during the fermentation process. J Food Sci Technol. 2021;58(5):1947-1957. doi:10.1007/s13197-020-04706-w.
Compartilhe: