Conservantes, corantes e emulsificantes naturais: você sabe quais são?

Multi colored gourmet dessert on wood background with spice ,generative artificial intelligence


Na complexa ciência da indústria alimentícia, os conservantes, corantes e emulsificantes desempenham papéis cruciais na aparência e na vida útil dos produtos. No entanto o movimento em direção a ingredientes naturais está se tornando cada vez mais relevante. Abaixo, exploramos as opções de conservantes, corantes e emulsificantes naturais, pois conhecer esses aditivos naturais é essencial para orientar nossos pacientes a fazerem escolhas alimentares mais saudáveis.



 

CONSERVANTES NATURAIS:

Os conservantes têm a função importante de prolongar a vida útil dos alimentos, impedindo o crescimento de microrganismos que podem causar infecções ou contaminação. Encontrar alternativas naturais para os conservantes sintéticos é uma tendência crescente, à medida que as pessoas buscam opções mais saudáveis. Alguns exemplos de conservantes naturais incluem:

  • Vitamina E (tocoferol):
    atua como antioxidante, inibindo a oxidação dos óleos e gorduras comestíveis, assim, prevenindo a oxidação dos ácidos graxos insaturados.
  • Ácido ascórbico (vitamina C):
    além de ser benéfico para o sistema imunológico, também, pode atuar como conservante, inibindo o crescimento de bactérias.
  • Extrato de alecrim:
    é rico em compostos antioxidantes, tornando-se uma opção natural para controlar a oxidação dos lipídios.



 

CORANTES NATURAIS:

Os corantes naturais são obtidos de fontes vegetais, frutas e até mesmo insetos, oferecendo uma alternativa mais segura que os corantes artificiais, muitos dos quais têm sido associados a problemas de saúde. Alguns exemplos de corantes naturais incluem:

  • Betacaroteno:
    é um pigmento de cor laranja a vermelho encontrado em plantas, frutas e legumes. Além da função corante, estudos evidenciam sua propriedade de proteção ao corpo dos efeitos adversos dos radicais livres. Ele é precursor da vitamina A e pode ser convertido metabolicamente nessa vitamina pelo organismo.
  • Curcumina:
    obtida a partir da cúrcuma, mais conhecida como açafrão-da-terra, oferece uma tonalidade amarela brilhante e possui propriedades anti-inflamatórias.
  • Clorofila:
    é extraída da folha das plantas. Sendo utilizada tanto como corante quanto antioxidante nos alimentos. Existem vários tipos de clorofila e a cor também varia entre eles, como azul-esverdeado e amarelo-esverdeado.
  • Urucum:
    também conhecido como colorau, é um corante derivado das sementes da planta Bixa orellana. Tem um pigmento vermelho-alaranjado chamado bixina. E, além de ser usado como corante, também pode apresentar propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.



 

EMULSIFICANTES NATURAIS:

Os emulsificantes são responsáveis ​​por manter a consistência e a textura dos alimentos, garantindo que os ingredientes se misturem de maneira preservada. Optar por emulsificantes naturais é uma maneira de evitar aditivos sintéticos. São exemplos de emulsificantes naturais:

  • Lecitina de soja:
    obtida a partir da soja, é um emulsificante natural comum, frequentemente utilizado em produtos de panificação.
  • Goma guar:
    extraída de sementes de guar, pode ser usada na função de espessante ou estabilizante, ou como fibra alimentar.
  • Goma xantana:
    extraída de bactérias fermentadoras, atua como espessante ou estabilizante e, em associação com outras gomas, proporciona textura lisa e cremosa aos alimentos líquidos.
  • Pectina:
    presente em frutas como maçãs e cítricos, é frequentemente utilizada como agente geleificante e emulsificante em produtos como geleias e molhos.

 

CTA

Visamos oferecer produtos elaborados com ingredientes naturalmente saudáveis ​​e evitamos componentes sintéticos em nossas formulações, pois temos um compromisso genuíno com a saúde das pessoas. Por isso, conheça nossos produtos, que contam com alta qualidade nutricional, são versáteis e inclusivos, ideais para serem inseridos na sua rotina de prescrição clínica.

Para saber mais, navegue em nosso portal Jasmine Pro.

 

Referências:

1 – NOVAIS, C. et al. Natural Food Colorants and Preservatives: a review, a demand, and a challenge.
Journal Of Agricultural And Food Chemistry
, [S.L.], v. 70, n. 9, p. 2789-2805, 24 fev. 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35201759/. Acesso em: 11 ago. 2023.

2 – OS PRINCIPAIS emulsificantes para alimentos.
Food Ingredients Brasil
, nº 45, p. 54 – 65, 2018. Disponível em: https://revista-fi.com/upload_arquivos/201811/2018110359696001542801604.pdf. Acesso em: 11 ago. 2023.

3 – GOMAS ALIMENTÍCIAS: um universo de opções e de aplicações.
Aditivos & Ingredientes
, ed. 163, p. 28 – 41, 2019. Disponível em: https://plantbasedfoods.com.br/upload_arquivos/201911/2019110240528001574105204.pdf. Acesso em: 11 ago. 2023.

4 – SANTOS, N. S. et al. Corantes Naturais: importância e fontes de obtenção.
RECIMA21 – Revista Científica Multidisciplinar
, [S. l.], v. 3, n. 3, p. e331165, 2022. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/1165. Acesso em: 15 ago. 2023.

Compartilhe: