Descubra a Importância da Atividade Física na Sua Vida!

Um Homem E Uma Mulher Ajudando Uma Garota Enquanto Pula

Você sabia que a atividade física não é só para atletas ou fanáticos por academia? Na verdade, é algo ao alcance de todos nós, com benefícios incríveis para a saúde! Sem complicações, sem mistérios, colocar o corpo em movimento pode ser o impulso que você precisa para ser mais saudável e ativo. Simples assim.

Pronto para descobrir como a atividade física pode fazer uma grande diferença na sua vida? 💪🚶‍♂️

Saúde para todos

Mas afinal, o que é essa tal atividade física? É qualquer movimento que fazemos de forma voluntária, fazendo o corpinho gastar energia. É aquilo que nos faz sair do lugar e pode acontecer em várias situações do nosso dia a dia, seja no tempo livre, indo para o trabalho ou escola e até mesmo nas tarefas de casa.

Então, o que conta como atividade física? TUDO! Desde caminhar, correr, pedalar, brincar, subir escadas, carregar objetos, dançar, até exercícios mais específicas como praticar esportes, lutas, ginásticas, yoga e muitas outras opções.

A parte legal é que você não precisa começar correndo uma maratona. Pequenas mudanças no seu dia a dia, como caminhar um pouco mais, já fazem toda a diferença, ajudando no controle do peso corporal, na melhora da qualidade de vida, no humor e na disposição.

Guia prático para começar a se movimentar

O importante é começar e experimentar diferentes tipos de atividades para encontrar aquelas que você mais gosta, porque, acredite, os benefícios estão aí, ao alcance de todos nós!

Faça como preferir e como puder! Mas tente ser o mais regrado possível – aqui, frequência é o que manda! Se você não tem esse hábito ainda, começar com 2 a 3x na semana já será um ótimo começo, e depois, aos pouquinhos, você vai aumentando se fizer sentido para você.

Se liga nessas dicas de como incluir mais movimento no seu dia:

  • No seu tempo livre: reserve algum tempo para fazer atividade física com os amigos, com a família ou sozinho. Você pode caminhar, correr, dançar, nadar, pedalar, jogar futebol, vôlei, basquete, fazer ginástica, musculação, yoga ou artes marciais, entre outras;
  • No seu deslocamento: sempre que possível, faça seus deslocamentos a pé ou de bicicleta, de skate, de patins ou de patinete, por exemplo;
  • No local de trabalho ou estudo: nesse caso, você pode optar por subir escadas ao invés de usar o elevador. Se você passa muito tempo sentado durante o dia, tente compensar esse comportamento incluindo mais tempo de atividade física exercícios na semana. Se você utiliza transporte público, descer um ponto antes do necessário para terminar o trajeto a pé pode ser um ótimo começo também;
  • Nas tarefas de casa: ao participar das tarefas da casa, você também faz atividade física – Quem já fez uma faxina daquelas, sabe do que eu estou falando?! Rs – Varrer, passar pano, tirar o pó, tudo isso faz o nosso corpo se mexer.

Viu como a atividade física pode ser encaixada na sua vida de forma fácil e ainda por cima ser prazerosa? Cada esforço é valioso, e o mais importante é cuidar do seu bem-estar, físico e mental!

Teste e veja como pequenas mudanças podem transformar a sua rotina! 🌟

Desenvolvido por:
Equilibrium Latam consultoria de saúde e nutrição

REFERÊNCIAS:
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2021. 54 p.: il.

Compartilhe:

Leia Também

Pular para o conteúdo