ESTICA E PUXA: Alongamento e flexibilidade para o corpo e a mente

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O alongamento é uma prática muito importante para a saúde física e mental das pessoas, independentemente de serem sedentárias ou não. Ter o hábito de se alongar com regularidade pode ajudar a prevenir lesões, melhorar a postura e a flexibilidade do corpo.

Pensando nisso, reunimos 5 benefícios dos alongamentos para te convencer a aderir a essa prática no seu dia a dia:

  1. Prevenção de lesões: os alongamentos ajudam a manter a flexibilidade muscular e a reduzir riscos de lesões durante a prática de atividades físicas e do cotidiano, facilitando a realização de atividades diárias e melhorando o desempenho;
  2. Melhora da postura: fortalece e relaxa os músculos, contribuindo até para uma postura mais elegante;
  3. Reduz o estresse: praticar alongamentos relaxantes pode reduzir os níveis de estresse e ansiedade, promovendo uma sensação de calma e bem-estar;
  4. Aumento da circulação sanguínea: ao nos alongarmos melhoramos a entrega de oxigênio e nutrientes aos nossos músculos, estimulando a circulação sanguínea;
  5. Alivia dores musculares: os alongamentos podem ajudar a melhorar dores musculares e a rigidez, especialmente quando feito após períodos de inatividade prolongada;

Mas, para executar um bom alongamento, temos que ter atenção em alguns pontos importantes:

  • Fazer um aquecimento prévio: é importante preparar o músculo para a realização de qualquer atividade. Antes de iniciar, fazer um breve alongamento com movimentos leves, assim, evitando lesões.
  • Vai com calma: Evite forçar os músculos além do limite natural, não queremos lesões indesejadas. Respeitar os limites do corpo é primordial! Cada indivíduo possui um nível de flexibilidade, reconheça e respeite o seu.
  • Atenção às condições médicas: pessoas com condições médicas pré-existentes, como problemas cardíacos, lesões musculares, problemas posturais, entre outras, devem consultar um médico antes de iniciar qualquer programa de alongamento.

No geral, incorporar alongamentos à rotina diária é uma atitude valiosa para cultivar uma vida saudável. Seja antes da prática esportiva, no ambiente de trabalho ou como parte de um ritual matinal, os alongamentos oferecem uma contribuição significativa para a manutenção da saúde física e mental, inclusive para aqueles que já possuem condicionamento físico, mas que muitas vezes negligenciam os exercícios de alongamento e mobilidade. Que tal não pular mais essa etapa tão importante?!

Busque um educador físico ou fisioterapeuta para te ajudar! Muitos tem materiais ótimos e disponíveis gratuitamente no Youtube.

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REFERÊNCIAS:
1. Reis, P. F., Moro, A. R. P., & Contijo, L. A. A importância da manutenção de bons níveis de flexibilidade nos trabalhadores que executam suas atividades laborais sentados. Revista Produção Online, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.14488/1676-1901.v3i3.563

2. Alencar, T.A.M., Matias, K.F.S. Princípios fisiológicos do aquecimento e alongamento muscular na atividade esportiva. Rev Bras Med Esporte 16 (3), Jun 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-86922010000300015

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