Infográfico: Como interpretar rótulos

#PraCegoVer

Infográfico: “Como interpretar rótulos”

No topo do material existe uma marca d’água com o logo “alimentação transforma” posicionada no meio dela. Logo abaixo está o título “Como interpretar rótulos”, centralizado e em letras garrafais.

Abaixo do título tem o subtítulo “Vamos começar pela lista de ingredientes!” e, abaixo dele, o pequeno texto: “Ela está SEMPRE em ordem decrescente, ou seja, o 1º ingrediente da lista é o que está em maior quantidade. Por isso, sempre que for comprar algo, veja se aquilo que o produto promete é o 1º ingrediente da lista! Por exemplo: um macarrão integral deve ter como 1º ingrediente farinha integral.”. À direita dessa introdução tem a foto de uma embalagem com destaque para a lista de ingredientes dela.

A seguir, existe o título centralizado “Tabela Nutricional”, com a imagem de uma tabela nutricional fictícia posicionada ao centro do infográfico. Ao redor dessa imagem, estão destacadas e explicadas as seguintes divisões da tabela:

PORÇÃO
“É a quantidade média do alimento para ser consumida considerando uma alimentação equilibrada. A quantidade de cada ingrediente da tabela nutricional corresponde à porção indicada do alimento e para uma porção padrão de 100 g ou 100 mL.”

VALOR ENERGÉTICO
“É a quantidade de energia que o alimento fornece ao nosso corpo por meio dos nutrientes – carboidratos, proteínas e gorduras.”

%VD (VALOR DIÁRIO)
“Indica quanto de nutrientes que você irá ingerir de acordo com a recomendação diária de um adulto. Serve para orientar se a quantidade daquele nutriente é grande ou pequena.”

CARBOIDRATOS E AÇÚCARES
“Existem vários tipos de carboidratos diferentes, e os açúcares são um deles. Logo abaixo dos carboidratos, estão as quantidades de açúcar total no alimento e o que foram adicionados.”

GORDURAS
“As gorduras são nutrientes que atuam no organismo como reservas de energia. Gorduras totais se refere à soma de todos os tipos de gordura encontrados em um alimento – saturadas, insaturadas, trans e colesterol.”

OUTROS NUTRIENTES
“Você também vai encontrar informações sobre proteínas, fibras, sódio e, quando forem adicionados, outras vitaminas e minerais.”

FIQUE LIGADO!
“Na frente da embalagem temos novos avisos: é a rotulagem frontal, a famosa lupa. Ela serve para facilitar as nossas escolhas e nos contar quando o alimento tiver muito açúcar, gordura saturada e sódio para uma porção de 100 g do alimento pronto para consumo.”

Ao final, existe o seguinte texto: “Para saber mais sobre a lupa e os rótulos dos alimentos, confira: https://olhonalupa.com.br/.”

Compartilhe:

Faça o download do infográfico

Pular para o conteúdo