Infográfico: Desmistificando as dietas da moda

#PraCegoVer

Infográfico: “Desmistificando as dietas da moda”

No topo do material existe uma marca d’água com detalhes em azul, verde, laranja e amarelo, com o logo “alimentação transforma” na cor verde, posicionada abaixo e centralizada. Logo abaixo está o título “Desmistificando as dietas da moda”, centralizado e em letras garrafais. Abaixo do título tem o pequeno texto “Você já deve ter se deparado com muitas dietas nas redes sociais, mas será que todas são realmente tão boas quanto parecem?”

A seguir, temos seis quadros brancos com as principais dietas da moda, separados em três linhas, onde o formato deles é sempre uma foto representativa da dieta, um título grifado em verde e com letras garrafais, e o texto explicativo.

O quadro mais a esquerda acompanha uma foto de um pedaço de carne cortado, seguido do título “Dieta Carnívora” e o texto “Consiste em comer apenas alimentos de origem animal, como carne, ovos e laticínios. Nela, a carne só pode ser temperada com sal e pimenta, e legumes não são permitidos. A restrição de legumes prejudica muito o consumo de fibras diárias, o que pode prejudicar o funcionamento intestinal. Além disso, o alto consumo de carne, especialmente bovina, aumenta muito o consumo de gorduras saturadas, que pode ser associado a problemas cardiovasculares futuros, especialmente ligado ao colesterol.”

Ao seu lado temos o quadro com uma foto de vários alimentos fontes de gordura, seguida do título “Dieta Cetogênica” e o texto “A base é a eliminação de quase todos os alimentos com carboidratos, e aumento do consumo de alimentos ricos em gorduras e proteínas na alimentação. O objetivo principal é que o corpo entre no processo de cetose para produção de energia, assim eliminando gordura corporal. Colocar o corpo em estado de cetose exige muitos fatores, para além da alimentação, portanto para a maior parte das pessoas, por mais que ocorra o emagrecimento, ele não será pelo objetivo principal da dieta.”

Na linha seguinte, à esquerda temos o quadro com uma foto de sucos coloridos acompanhada do título “Dieta Detox” e o texto “Esta dieta se concentra em consumir alimentos naturais e não processados, enquanto elimina alimentos que são considerados toxinas para o corpo, como processados e ultraprocessados. Se feita por tempos prolongados, pode levar à perda de massa muscular, deficiências nutricionais e outros problemas de saúde, pela alta limitação de alimentos.”

Na direita o quadro apresenta a foto de um prato composto de salada, filé de frango e alguns grãos de feijão. Ela é seguida do título “Dieta Low Carb” e do texto “Consiste em diminuir o consumo de carboidratos, mas sem aumentar tanto a gordura como na dieta cetogênica. Aqui o foco é o consumo de fibras e proteínas. Por restringir muito a quantidade de carboidratos, ela não consegue ser sustentada por muito tempo, podendo inclusive gerar um efeito rebote após um tempo.”

Na última linha, à esquerda temos a foto de um prato branco com um relógio amarelo de ponteiro ao centro, e duas mãos com talheres em volta. Ela é seguida do título “Jejum Intermitente” e do texto “É uma dieta onde se faz períodos de jejum prolongados, entre 16 a 24 horas, durante os quais apenas se pode beber água e bebidas não calóricas, como chás ou café, sem açúcar ou adoçante. Como a restrição do consumo de alimentos é muito prolongada, esta técnica pode acabar gerando um comportamento compensatório, que não é interessante pensando em saúde. Além disso, pessoas com diabetes por exemplo, podem apresentar casos de hipoglicemia (baixo açúcar no sangue).”

A direita temos a foto de alimentos anti-inflamatórios, seguida do título “Dieta Anti-inflamatória” e do texto “Consiste na ingestão de alimentos ricos em antioxidantes, como laranja, nozes, açafrão e salmão, ao mesmo tempo que se evita o consumo de alimentos inflamatórios que contêm gorduras saturadas, açúcar e gordura trans. Apesar da ideia do baixo consumo dos alimentos ditos infamatórios ser benéfica, a total restrição de gorduras saturadas, por exemplo, pode ser prejudicial para as funções corporais que dependem deste tipo de gordura.”

Por fim, após os quadros temos o texto escrito em verde e centralizado “De forma geral, os maiores problemas destas dietas são as restrições excessivas de um único macronutriente, o que pode se tornar prejudicial com o passar do tempo, já que pode gerar algumas deficiências nutricionais importantes. A melhor dieta é aquela que se encaixa no seu estilo de vida e que seja balanceada, contendo tudo o que seu corpo precisa. Por isso é tão importante o acompanhamento nutricional individualizado, onde o nutricionista irá adequar todas as quantidades e alimentos para manter as suas funções.”

Compartilhe:

Faça o download do infográfico