Infográfico: Escala da fome e saciedade

 

#PraCegoVer

Infográfico: “Escala da fome e saciedade”

No topo do material existe uma marca d’água verde, com o logo “alimentação transforma” na cor branca, posicionada no meio dela. Logo abaixo está o título “Escala da fome e saciedade”, centralizado e em letras garrafais. A seguir, existem dois retângulos, lado a lado, com textos dentro deles.

O retângulo posicionado à esquerda é laranja e traz o seguinte texto em branco: “Comer é super importante pra gente se manter vivo e ter prazer. Mas, hoje em dia, vivemos nesse mundão cheio de informações sobre nutrição. Nunca estivemos tão preocupados com a saúde, mas por outro lado, criamos uma relação negativa com a comida.”

O retângulo posicionado à direita é verde e traz o seguinte texto em branco: “Parar para escutar nosso corpo pode ser a chave para retomar o controle da nossa alimentação. E uma das formas de fazermos essa conexão é utilizando a Escala de Fome e Saciedade. Por meio dela, podemos refletir sobre nossa fome antes de cada refeição e, depois de comer, avaliar nossa saciedade. Tudo isso para recuperarmos nossos próprios sentidos!​”

Abaixo tem uma grande escala horizontal com 3 divisões. Cada uma delas possui 3 itens que descrevem um nível de apetite diferente, totalizando 9 itens.

Da esquerda para a direita, a primeira divisão é sobre os maiores níveis de fome e se chama “Difícil de escolher e planejar”. Seus itens são os seguintes:

  • “Faminto, sem energia, podendo sentir fraqueza e tontura”, na cor vermelho-escuro;
  • “Muita fome, irritado, estômago fazendo muitos ruídos”, na cor vermelho-claro;
  • “Bastante fome, barriga começa a roncar”, na cor laranja.

A seguir, a próxima divisão é sobre um apetite mais neutro e se chama “As escolhas são mais fáceis”. Seus itens são os seguintes:

  • “Começa a sentir fome”, na cor amarelo;
  • “SATISFEITO. Sem fome e não se sente cheio”, na cor verde;
  • “Começa a se sentir cheio”, na cor amarelo.

A terceira divisão é sobre os maiores níveis de saciedade e se chama “Fisicamente desconfortável e sentimentos de culpa”. Seus itens são os seguintes:

  • “Ligeiramente desconfortável”, na cor laranja;
  • “Muito desconfortável, chega a sentir dor”, na cor vermelho-claro;
  • “Muito cheio, passando mal”, na cor vermelho-escuro.

As cores começam no lado esquerdo da escala em tons de vermelho-escuro, ficam mais claros até chegar no verde, que está no centro, e no lado direito voltam para o vermelho-escuro.

Compartilhe:

Faça o download do infográfico

Pular para o conteúdo