#PraCegoVer
Infográfico: “Escala da fome e saciedade”
No topo do material existe uma marca d’água verde, com o logo “alimentação transforma” na cor branca, posicionada no meio dela. Logo abaixo está o título “Escala da fome e saciedade”, centralizado e em letras garrafais. A seguir, existem dois retângulos, lado a lado, com textos dentro deles.
O retângulo posicionado à esquerda é laranja e traz o seguinte texto em branco: “Comer é super importante pra gente se manter vivo e ter prazer. Mas, hoje em dia, vivemos nesse mundão cheio de informações sobre nutrição. Nunca estivemos tão preocupados com a saúde, mas por outro lado, criamos uma relação negativa com a comida.”
O retângulo posicionado à direita é verde e traz o seguinte texto em branco: “Parar para escutar nosso corpo pode ser a chave para retomar o controle da nossa alimentação. E uma das formas de fazermos essa conexão é utilizando a Escala de Fome e Saciedade. Por meio dela, podemos refletir sobre nossa fome antes de cada refeição e, depois de comer, avaliar nossa saciedade. Tudo isso para recuperarmos nossos próprios sentidos!”
Abaixo tem uma grande escala horizontal com 3 divisões. Cada uma delas possui 3 itens que descrevem um nível de apetite diferente, totalizando 9 itens.
Da esquerda para a direita, a primeira divisão é sobre os maiores níveis de fome e se chama “Difícil de escolher e planejar”. Seus itens são os seguintes:
- “Faminto, sem energia, podendo sentir fraqueza e tontura”, na cor vermelho-escuro;
- “Muita fome, irritado, estômago fazendo muitos ruídos”, na cor vermelho-claro;
- “Bastante fome, barriga começa a roncar”, na cor laranja.
A seguir, a próxima divisão é sobre um apetite mais neutro e se chama “As escolhas são mais fáceis”. Seus itens são os seguintes:
- “Começa a sentir fome”, na cor amarelo;
- “SATISFEITO. Sem fome e não se sente cheio”, na cor verde;
- “Começa a se sentir cheio”, na cor amarelo.
A terceira divisão é sobre os maiores níveis de saciedade e se chama “Fisicamente desconfortável e sentimentos de culpa”. Seus itens são os seguintes:
- “Ligeiramente desconfortável”, na cor laranja;
- “Muito desconfortável, chega a sentir dor”, na cor vermelho-claro;
- “Muito cheio, passando mal”, na cor vermelho-escuro.
As cores começam no lado esquerdo da escala em tons de vermelho-escuro, ficam mais claros até chegar no verde, que está no centro, e no lado direito voltam para o vermelho-escuro.