Infográfico: Montando marmitas saudáveis e deliciosas

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Infográfico: “Montando marmitas saudáveis e deliciosas”

No topo do material existe uma marca d’água com detalhes em azul, verde, laranja e amarelo, com o logo “alimentação transforma” na cor verde, posicionada no meio dela. Logo abaixo está o título “Montando marmitas saudáveis e deliciosas”, centralizado e em letras garrafais, e o subtítulo “Bora deixar sua rotina mais gostosa e nutritiva?!”, também centralizado e destacado.

Logo abaixo, tem um seguinte texto:
“A alimentação é um pilar importante no nosso dia a dia; é através dela que nosso corpo se sustenta e obtém energia para continuar funcionando. Com a rotina corrida, alimentar-se de forma saudável fica cada vez mais difícil, principalmente pela falta de tempo para preparar cada refeição.

Já pensou em se programar para conseguir ter uma rotina saudável?

Se planejar com marmitas vai facilitar sua rotina e ajudar a manter uma alimentação equilibrada, sem perder nenhum horário de refeição.”

Abaixo desse texto, tem a seguinte frase “Para facilitar seu planejamento, apresentamos 5 passos para implementar sua rotina com marmitas deliciosas e nutritivas”, centralizada e em destaque.

A seguir, estão listados e explicados os 5 passos mencionados:

1. Planejamento: Antes de colocar a mão na massa, precisamos planejar a quantidade de marmitas, os ingredientes, as preparações, onde e como guardar, e como transportar (se for necessário).”

2. Escolhas alimentares: A marmita é dividida como um prato saudável: ¼ de cereais/tubérculos, ¼ de feijões/carnes, e a outra metade preenchida com vegetais. Escolha de 2 a 4 opções de cada um desses três grupos para criar diferentes combinações em cada marmita que você montar.”

Abaixo do passo 2, existem fotos de alimentos e preparações que compõem 4 sugestões de marmitas:

  • Sugestão 1: brócolis, arroz branco, feijão carioca e frango;
  • Sugestão 2: abobrinha, arroz integral, shimeji preto e salmão;
  • Sugestão 3: couve manteiga, batata –doce, lentilha e tofu;
  • Sugestão 4: couve-flor, cuscuz marroquino, grão-de-bico e bife.

3. Preparação: Separe um momento da sua semana para cozinhar de uma vez todos os alimentos. Evite frituras e preparações com muito molho. Prefira preparos à vapor, grelhados e refogados para diminuir o acúmulo de água nos vegetais, o que pode mudar o sabor ao descongelar e até mesmo fazer com que estraguem mais rapidamente.”

4. Armazenamento: Deixe os alimentos esfriarem completamente antes de porcioná-los nas marmitas, e procure por recipientes bem fechados para evitar vazamentos. Você pode guardar as marmitas na geladeira por até 4 dias, ou no congelador por até 1 mês.”

À direita do passo 4 existe uma imagem com exemplos de potes herméticos e bolsas térmicas.

5. Descongelamento e transporte: Quando for comer, deixe a marmita descongelar naturalmente na geladeira durante a noite, ou leve do congelador direto para o micro-ondas. Evite deixar a marmita fora da geladeira por mais de 2 horas para evitar estragar. E ao transportar, use uma bolsa térmica com placa de gelo reutilizável.”

Ao final, o infográfico encerra com a seguinte frase: “Assim, ter uma rotina saudável e gostosa fica mais prático e rápido!”.

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