Infográfico: Os 9 tipos de fome

 

#PraCegoVer

Infográfico: “Os 9 tipos de fome”

No topo do material existe uma marca d’água verde, com o logo “alimentação transforma” na cor branca, posicionada no meio dela. Logo abaixo está o título “Os 9 tipos de fome”, em letras garrafais e posicionado no canto superior esquerdo do infográfico.

No canto superior direito do infográfico, e ao lado do título, existem dois textos em fontes menores, um em cima do outro. O primeiro texto é seguinte: “Comer vai muito além do que você coloca na boca! Às vezes, a fome não é só física. Ela pode ser emocional, cultural, social… É tanta coisa! E aí, essa mistura toda pode deixar nossas escolhas alimentares meio confusas”.

O segundo texto, em uma fonte menor que o primeiro, é o seguinte: “Saiba que essa bagunça é super comum, mas entender qual tipo de fome você realmente está sentindo, pode te ajudar a fazer escolhas mais saudáveis e evitar exageros. Se ligar nos sinais do corpo é a chave pra não se perder nas escolhas alimentares! Veja essa classificação dos 9 tipos de fome, relacionados com os sentidos e emoções, para que você entenda melhor aquela sensação e coloque em prática o Mindful Eating – tem artigo sobre isso aqui no site”.

A seguir, existe um grande desenho no formato de zig-zag, que ocupa todo o restante do infográfico. Esse desenho possui nove pontas com círculos em cada uma delas. Cada círculo é um tipo de fome diferente, e possuem legendas explicativas. Em ordem de cima para baixo, as nove fomes são:

Na cor laranja, “Fome dos olhos: normalmente é só o desejo gerado ao ver algum prato bonito.”

Na cor verde claro, “Fome do nariz: conectada com a relação que temos com aquele alimento que desperta alguma emoção/lembrança quando sentimos o cheiro.”

Na cor verde claro, “Fome da boca: muda ao longo da vida e tem a ver com os hábitos de criação. Sensações ligadas a temperatura e textura dos alimentos.”

Na cor amarelo, “Fome do tato: relacionado a forma de contato com o alimento – de garfo ou com a mão? – muito explorada por bebês quando começam a alimentação complementar.”

Na cor verde escuro, “Fome do ouvido: pessoas que gostam do cróc-cróc dos alimentos, o barulho da panela fazendo aquele prato que você gosta.”

Na cor amarelo, “Fome do estômago: é a clássica fome, aquela física, quando a barriga ronca.”

Na cor verde claro, “Fome das células: relacionado aos sinais internos de fome e saciedade.”

Na cor amarelo, “Fome da mente: tem a ver com o que pensamos sobre os alimentos. Está relacionada às definições, crenças e classificações sociais a respeito da nutrição, como por exemplo, a determinação de um alimento como certo ou errado.“

Na cor verde claro, “Fome do coração: normalmente conectada com algum sentimento de recompensa ou conforto. É conhecida como fome emocional.”

Compartilhe:

Faça o download do infográfico

Pular para o conteúdo