Plantas no meu prato?! Acho que n√£o… ūüė£

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Bem-vindo ao incrível e saboroso universo dos vegetais! Se você é do tipo que franze o nariz quando pensa em legumes, frutas e verduras, vem comigo que vamos começar a mudar isso HOJE!

Pode n√£o parecer, mas esses alimentos, al√©m de serem ricos em nutrientes importantes para o nosso corpo, podem SIM virar deliciosas receitas, com in√ļmeras possibilidades de combina√ß√Ķes.

A Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS), recomenda consumir pelo menos 400 gramas de frutas, verduras e legumes por dia, e o que isso quer dizer? De 4 a 5 por√ß√Ķes variadas no dia (1 por√ß√£o √© igual a 1 banana, 1 ma√ß√£, 1 x√≠cara de ch√° de legumes picados ou verduras, por exemplo).

Vegetal para caramba? Calma, você não está sozinho! A maioria de nós brasileiros também não consegue comer tudo isso! (67,3% da turma do Brasil não consome o suficiente).

Mas que d√° para melhorar, ah isso d√° e sem sofrimento!

Por isso, hoje vou come√ßar te contando PORQUE comer mais vegetais n√£o √© bom s√≥ para sua sa√ļde, mas para nosso planeta tamb√©m. Saca s√≥:

POR QUE + VERDE?

Colocar as frutas, verduras e legumes como base da sua alimenta√ß√£o faz uma diferen√ßa enorme! √Č uma decis√£o inteligente com uma lista impressionante de benef√≠cios:

  • Sensa√ß√£o de menos fome (Aumento da Saciedade): com poucas calorias e muita fibra, os nossos amigos vegetais te deixam satisfeito (a) por mais tempo;
  • Faz bem para o cora√ß√£o e para circula√ß√£o: em palavras mais bonitas: Redu√ß√£o dos n√≠veis de colesterol e diminui√ß√£o do risco cardiovascular;
  • Defesas em alta: s√£o cheios de vitaminas e antioxidantes que fortalecem o sistema imunol√≥gico, te protegendo contra gripes, resfriados e outras doen√ßas, mas isso voc√™ j√° sabia n√©?
  • Intestino em dia: as fibras ajudam a regular o intestino, voc√™ consegue ir ao banheiro fazer n√ļmero 2 todos os dias, sem sofrimento e previne outros problemas digestivos;
  • Menos pegada de carbono: sabe o que √© isso? T√° ligado no efeito estufa que aprendemos na escola?! Comer mais vegetais e menos animais, ajuda na diminui√ß√£o dos gases que atrapalham o clima na terra! √Č louco, mas t√° tudo ligado!;
  • Economia de √°gua: plantar vegetais gasta menos √°gua do que criar animais. Ent√£o, ao escolher vegetais, voc√™ ajuda a economizar √°gua do planeta tamb√©m, e isso √© s√©rio demais gente! Sem √°gua a gente morre! E a√≠, pensando nesses benef√≠cios todos, d√° vontade de incluir mais e mais vegetais na rotina, n√©? Vamos continuar explorando como fazer isso de um jeito simples e delicioso!

J√° ouviu falar em Plant-based?

Essa express√£o est√° cada vez mais em alta, e n√£o √© √† toa! Ela significa uma alimenta√ß√£o baseada principalmente nos vegetais, como frutas, verduras, legumes, gr√£os, sementes e afins. E apesar do termo atualmente estar sendo atrelado ao veganismo, essa abordagem n√£o exclui completamente outros alimentos! Ela apenas coloca os vegetais lindos, maravilhosos e cheirosos no centro do prato. ūü•ó

Vamos explorar um pouquinho mais sobre o universo “Plant-Based” e desvendar alguns mitos que cercam esse assunto!

Mito 1: Falta de proteína

A verdade: Os vegetais podem ser excelentes fontes de proteína. Quando combinamos as leguminosas com os cereais conseguimos ter proteínas completas para o nosso corpo. A combinação arroz + feijão é um clássico brasileiro e um ótimo exemplo de como conseguimos ter proteínas com alimentos de origem vegetal.

DICA DA NUTRI: Combinar o arroz cateto com a proteína de soja texturizada (PTS) da Jasmine e ainda adicionar um mix de legumes no prato, garante uma refeição completa e rica em nutrientes!

Mito 2: N√£o tem todos os nutrientes

A verdade: Uma alimenta√ß√£o diversa e equilibrada, baseada em frutas, verduras e legumes pode fornecer todos os nutrientes necess√°rios. A √ļnica vitamina que n√£o encontramos nos alimentos de origem vegetal √© a vitamina B12. Ela √© a √öNICA vitamina que s√≥ conseguimos atrav√©s dos alimentos de origem animal e a sua dosagem em nosso corpo pode ser avaliada atrav√©s de exame de sangue por um profissional da sa√ļde para verificar se existe a necessidade de suplementa√ß√£o.

Mito 3: Não é gostoso, não tem sabor

A verdade: Ao contr√°rio! A alimenta√ß√£o baseada em vegetais √© surpreendentemente saborosa. Voc√™ precisa acreditar que √© um processo, e vai acostumando seu paladar com esses novos sabores. As combina√ß√Ķes dos alimentos com temperos e ervas podem criar pratos t√£o deliciosos quanto qualquer outro. Aqui ousadia e criatividade √© quem mandam para explorar a cozinha. H√° uma variedade incr√≠vel de receitas saborosas e simples de preparar. Veja algumas receitas especiais que selecionamos para voc√™!

Parafuso Nutritivo com Frango e Legumes Adria

Abobrinha Gourmet

Comer mais vegetais √© f√°cil, gostoso e faz bem pra voc√™ e pro mundo. Que tal come√ßar hoje mudando apenas 1 refei√ß√£o? ūüĆĪ

Desenvolvido por:
Equilibrium Latam consultoria de sa√ļde e nutri√ß√£o

REFERÊNCIAS:
1. BRASIL. Minist√©rio da Sa√ļde. Secretaria de Aten√ß√£o √† Sa√ļde. Departamento de Aten√ß√£o B√°sica. Guia alimentar para a popula√ß√£o brasileira. Bras√≠lia, DF: MS, 2014.
2. BRASIL. Minist√©rio da Sa√ļde. Secretaria de Vigil√Ęncia em Sa√ļde. Departamento de An√°lise em Sa√ļde e Vigil√Ęncia de Doen√ßas N√£o Transmiss√≠veis. Vigitel Brasil 2006-2020: estado nutricional e consumo alimentar. Vigil√Ęncia de fatores de risco e prote√ß√£o para doen√ßas cr√īnicas por inqu√©rito telef√īnico: estimativas sobre frequ√™ncia e distribui√ß√£o sociodemogr√°fica do estado nutricional e consumo alimentar nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal entre 2006 e 2020 / Minist√©rio da Sa√ļde, Secretaria de Vigil√Ęncia em Sa√ļde, Departamento de An√°lise em Sa√ļde e Vigil√Ęncia de Doen√ßas N√£o Transmiss√≠veis. ‚Äď Bras√≠lia: Minist√©rio da Sa√ļde, 2022.

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