Você já ouviu falar sobre a “Segunda Sem Carne”?

images_upscayl_4x_ultramix_balanced

A diminuição do consumo de carne, tem sido uma tendência global, seja por motivos éticos, de saúde, ou ambientais. Muitas pessoas querem fazer parte, porém, não sabem por onde começar, e uma ótima iniciativa, é o a “Segunda Sem Carne”.

Esse movimento mundial que convida as pessoas a não comerem carne toda segunda-feira, foi criado nos Estados Unidos em 2003, ganhando força em vários países, incluindo o Brasil, onde a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma grande apoiadora.

A ideia é simples: uma vez por semana, na segunda-feira, você substitui a carne e/ou alimentos de origem animal, por comidas à base de plantas. A escolha da segunda-feira não é por acaso – as segundas-feiras são um bom dia para adotar novos hábitos, pois marcam o início da semana e simbolizam novos começos.

Benefícios para a saúde física e mental.

Comer mais vegetais, frutas, grãos integrais e nozes pode fazer maravilhas pela sua saúde. Essa base alimentar, pode ajudar a prevenir doenças como diabetes e hipertensão. E não é só isso: uma alimentação equilibrada também faz bem para a mente. Nutrientes encontrados em alimentos vegetais, como vitaminas do complexo B, vitamina D, ômega-3, ferro e zinco, são fundamentais para o cérebro e podem ajudar no combate da ansiedade e depressão.

Para quem quer cuidar mais do planeta.

A produção de carne é uma das atividades que impacta o meio ambiente, causa desmatamento e tem um grande gasto de água. Diminuir o consumo de carne, mesmo que só um dia por semana, já faz uma grande diferença. A SVB diz que se uma pessoa fizer a “Segunda Sem Carne” por um ano, ela pode economizar até 3.400 litros de água e reduzir a emissão de gases poluentes em cerca de 15 kg de CO2.

 

E como posso começar?

Combine alimentos fontes energéticas (como arroz e macarrão) com leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha e ervilha), além de apostar em fontes de proteínas vegetais: Use a sua criatividade na cozinha! Experimente fazer pratos como chili de feijão, hambúrguer de grão-de-bico, lasanha de vegetais ou saladas com quinoa.

Planeje suas refeições: Faça um planejamento e uma lista de compras com antecedência para ter todos os ingredientes à mão.

A SVB oferece muitos recursos para quem quer aderir à “Segunda Sem Carne”. No site da SVB, você encontra receitas, informações sobre nutrição, dicas de restaurantes e depoimentos de pessoas que já participam do movimento. Além disso, a SVB organiza eventos e campanhas para divulgar os benefícios de uma alimentação à base de plantas.

 

Desenvolvido por: 

Equilibrium Latam consultoria de saúde e nutrição

 

Referências:

SOCIEDADE VEGETARIANA BRASILEIRA (SVB). Disponível em: https://svb.org.br/.

 

 

Compartilhe: